Tropicalismo
Surgiu sob a influência das correntes artisticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais.
Cinema Novo
Cinema novo é um movimento cinematográfico brasileiro,influenciado pelo Neo-realismo italiano. Movimento cinematografico surgido no Brasil, na segunda metade dos anos 50, o cinema novo inaugura uma perspectiva critica em relação ao cinema então produzido no Brasil, por estudios como os da Vera Cruz. Seus diretores, criticos e teoricos procuraram contrapor novas ideias aos valores esteticos de uma cultura cinematografica dominada por interesses Industrias. Seus filmes inauguravam o que se chamava de “aventura da criação”
Caracteristicas do movimento
Empolgados com essa onde neo-realista e frustados com a falência dos grandes estúdios paulistas,cineastras do Rio de Janeiro e na Bahia,resolveram elaborar nova ideias ao cinema brasileiro.Tais ideiais,agora,seriam totalmente contrários aos carissimos filmes produzidos pela Vera Cruz e Avessos ás alienações culturais que as chanchadas refletiam.
Teatro Contemporâneo
Os grupos teatrais que surgiram nas ùltimas dècadas, costumam eliminar a quarta parede, aquela invisivel, que separa pùblico dos personagens.Atendência è trabalhar a encençâo interativa e a produçâo de textos coletivos.Odiretor passa a ser mais valorizado que o autor.Jerzy Grotowski (1933-1999) è um dos maiores nomes do teatro experimental atual, ele propôe a criaçâo de recursos cênicos (cenogràfia, indumentàrios. etc), buscando trabalhar apenas com quem è extremamente assencial à cena, deixando somente a relaçâo entre e o espectador. Outras personalidades do teatro contemporâneo mercem, destaques, dentre muitas outras, sâo elas: Joseph Chaikin, Eugênio Barba, Peter Brook, Richard Schechner, Heiner muller.
Principais Peças Teatrais cobradas no PAS
- Platâo Alegoria da caverna
- Joaquim M.M de Assis Dom Casmurro
- Martins Pena O juiz de paz na roça
Elementos do Teatro
Existe três elementos básicos do teatro - texto, ator e público*O teatro sem ator é texto literário, o ator sem texto é mímico, a interpretação sem platéia é ensaio. Só existe teatro quando um homem fala um texto a um público que o ouve, mas existem outros profissionais importantíssimos no processo de produção de um espetáculo teatral.Ação dramática é a soma da vontade da personagem, da decisão e da mudança. A relação entre ator e público é simples,o ator deve fazer o público refletir,rir ou se abster,não confundir o objetivo de sua arte,e o público deve sentir e aceitar o que o ator esta passando.O dever do ator é representar e do público é assistir.Entretanto,a relação entre comunicação e de linguagem cênica,na verdade,estamos falando da transmissão de alguns espaços dos quais são:o real,o possível,o virtual. E, é claro do imaginário. A ação doator é o acontecimento, o encadeamento entre o possível e o virtual,é essas ações e acontecimentos são passados pela "comunicação" que o ator tem com o seu público.
Cia dos atores

A companhia alia a linguagem autoral do diretor Enrique Diaz a uma equipe permanente de atores à qual se reúne eventualmente um dramaturgo, produzindo espetáculos em que a qualidade sustenta a experimentação. Grupo carioca que está no rol dos mais criativos a partir da década de 1990.
Nenhum comentário:
Postar um comentário