O Romantismo foi um movimento cultural que surgiu inicialmente na Grã-Bretanha e na Alemanha,como reação ao culto da razão do Iluminismo,um pouco mais tarde na França.É um estado de sensibilidade európeia entre os finais do século XVIII é princípos de século XIX.O seu nome se deriva de Romance (história de aventuras medievais).
Características do Romantismo na França:
- O Egocentrismo: também chamado de subjetivismo,ou individualismo.Evidência a tendência Romântica à pessonalidade e ao desligamento da sociedade.O artista volta para si mesmo,colocando como centro do universo poético.
- O Nacionalismo: corresponde a valorização das particularidades locais.Opondo-se ao registro do ambiente árcade,que se pautava pela mesmice,vendo pastoralismo em todos os lugares,propõe um destaque da chamada 'Cor local',isto é,conjunto de aspectos de cada região.
- A liberdade de expressão: é um dos pontos mais importantes da escola romântica.'Nem negra,Nem modelos'afirma,Victor Hugo,um dos mais destacados românticos franceses.Pretendendo explorar as dimensões variadas do seu própio 'eu'.
Representantes do Romantismo no mundo:
Francisco Goya(1746-1828)-pintor espanhol contemporâneo de David.
Eugéne Delacroix(1798-1863)-marcado pela cultura romântica inglesa.
Obras de arte:
Pintura
A liberdade Guia o povo(1830),Delacroix.
Arquitetura

Escultura

Estilo Romântico no Brasil
O romantismo no Brasil teve como marco fundador a publicação do livro 'Suspiros poéticos e saudades' de Gonçalves de Magalhães em 1836,e durou 45 anos terminando em 1881.O romantismo foi sucedido pelo Realismo.Algumas características do Estilo Romântico no Brasil:
- Subjetivismo
- Sentimentalismo
- Nacionalismo
- Mario liberdade Formal
- Vocabulário mais brasileiro
- Religiosidade
- Mal do século
- Indianismo
Representantes do Estilo Romantico no Brasil:
Pintura
A batalha do Avaí,Pedro Américo.
Links Relacionados:
http://www.suapesquisa.com/romantismo/romantismo.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=404
Nenhum comentário:
Postar um comentário